draalinecouto.com.br

Erros de refração (ametropias)

Entenda mais detalhes sobre os famosos erros de refração (ametropias):

Miopia: é um erro de refração em que a pessoa vê objetos próximos com definição, e os distantes, ficam embaçados, sem nitidez. Ocorre quando o globo ocular é ligeiramente mais longo do que o normal ou quando a córnea se curva muito. A imagem visual é focada à frente da retina, deixando fora de foco a visão distante. Ou seja: a pessoa enxerga bem de perto e mal de longe.

Hipermetropia: é uma condição em que a pessoa pode, com esforço, ver objetos distantes de forma clara, mas de perto enxerga sem nitidez, embaçado. Ocorre quando o globo ocular é menor do que a média ou a córnea é muito plana. A imagem visual é focada atrás da retina. Quando o grau é muito alto em crianças, pode causar estrabismo ou ambliopia (olho preguiçoso).

Astigmatismo: é um erro de refração que provoca visão, em geral, borrada. Ocorre quando a córnea se curva ou se achata de forma desigual. O resultado geralmente são imagens com sombras.

Presbiopia (vista cansada): é uma condição natural do envelhecimento do músculo acomodativo (músculo interno do olho). A capacidade de focar objetos próximos piora com o tempo, principalmente a partir da década entre 40 – 50 anos, e o olho apresenta uma capacidade progressivamente diminuída para focar objetos próximos e pequenos.

É fundamental a avaliação regular dos erros refracionais (ametropias) para garantir a boa visão para longe e perto. Isso permite autonomia visual para realização das atividades diárias com qualidade e segurança. Não esqueça de marcar sua consulta periódica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *