draalinecouto.com.br

O que é cirurgia refrativa?

Já imaginou analisar uma planilha e enxergar todos os números fora de foco? E não conseguir ler o que a professora escreve no quadro? Outro problema diz respeito à prática de esportes. Ter de forçar a visão para jogar aquela partida de futebol ou de vôlei com os amigos sem deixar passar a bola por debaixo do nariz.

Essas atividades, tão importantes do dia a dia, tornam-se ainda mais difíceis se acompanhadas de desconforto e mal-estar pela baixa qualidade da visão. Dificuldades que muita gente enfrenta, sem saber como é possível superá-las. Em relação à escola, essa dificuldade pode significar desconforto para ler e copiar a matéria no quadro, o que pode, por consequência, diminuir o aprendizado. No que diz respeito ao trabalho, podem surgir muito cansaço visual e dor de cabeça após horas diante do computador.

Boa parte da população brasileira tem o que chamamos de “erros de refração” (ametropias), que causam essa dificuldade e interferem na nitidez da imagem. A miopia, hipermetropia e astigmatismo atingem milhões de pessoas no mundo. A maioria desses problemas se caracterizam por defeitos na córnea, isto é, parte do olho responsável pela recepção da luz e pela formação do foco da imagem visual.

Óculos e lentes de contato são ótimas soluções para os erros refrativos. Entretanto, algumas pessoas tem dificuldade de adaptação ou queixas com esses auxílios ópticos no dia a dia.

Para quem não consegue se adaptar aos óculos e às lentes ou acredita que os acessórios são obstáculos que prejudicam a qualidade de vida, é interessante considerar a intervenção cirúrgica. A cirurgia refrativa é um procedimento a laser, eficaz e seguro, para corrigir miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia. As técnicas mais usadas são LASIK, PRK e Smile. Esses são recursos altamente adotados para a correção dos erros refracionais e fazem com que as imagens visuais sejam formadas com precisão e sem o auxilio de óculos ou lentes de contato.

Matéria 02: Os erros de refração

Entenda mais detalhes sobre estes problemas oculares:

Miopia: é um erro de refração em que a pessoa vê objetos próximos com definição, e os distantes, ficam embaçados, sem nitidez. Ocorre quando o globo ocular é ligeiramente mais longo do que o normal ou quando a córnea se curva muito. A imagem visual é focada à frente da retina, deixando fora de foco a visão distante. Ou seja: a pessoa enxerga bem de perto e mal de longe.

Hipermetropia: é uma condição em que a pessoa pode, com esforço, ver objetos distantes de forma clara, mas de perto enxerga sem nitidez, embaçado. Ocorre quando o globo ocular é menor do que a média ou a córnea é muito plana. A imagem visual é focada atrás da retina. Quando o grau é muito alto em crianças, pode causar estrabismo ou ambliopia (olho preguiçoso).

Astigmatismo: é um erro de refração que provoca visão, em geral, embaçada. Ocorre quando a córnea se curva ou se achata de forma desigual. O resultado geralmente são imagens com sombras.

Presbiopia (vista cansada): é uma condição natural do envelhecimento do músculo acomodativo (músculo interno do olho). A capacidade de focar objetos próximos piora com o tempo e o olho apresenta uma capacidade progressivamente diminuída para focar objetos próximos e pequenos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *