Você já ouviu falar de pterígio? Trata-se de uma condição ocular incômoda que afeta muitas pessoas em todo o mundo. Se você está lidando com o desconforto e a irritação causados por um pterígio, a cirurgia de exérese de pterígio pode ser a solução que você procura.
O Que é um Pterígio?
O pterígio é um crescimento anormal de tecido fibrovascular na superfície do olho, na região da conjuntiva e em direção a córnea; e muitas vezes é associado à exposição crônica dos olhos à luz solar intensa sem proteção adequada, mas suas causas exatas ainda são estudadas.
Quando a Cirurgia de Exérese de Pterígio é Necessária?
A cirurgia de exérese de pterígio é geralmente recomendada quando a condição causa sintomas significativos, como irritação, vermelhidão, coceira e sensação de corpo estranho nos olhos. Além disso, se o pterígio estiver começando a afetar sua visão, a cirurgia pode ser a melhor opção.
O Procedimento de Exérese de Pterígio
A cirurgia de exérese de pterígio é um procedimento relativamente simples que pode ser realizado em hospital especializado. Durante a cirurgia, o oftalmologista remove o pterígio, incluindo qualquer tecido anormal associado. O procedimento dura em torno de 15-20 minutos.
Após a remoção, o médico pode optar por enxerto conjuntival, que é a aplicação de um tecido saudável na área afetada para prevenir a recorrência do pterígio. O uso de enxerto ajuda a restaurar a superfície ocular, minimizando o risco de complicações futuras.