Entre as diversas doenças que podem afetar nossos olhos, temos a catarata. Uma das principais causas de cegueira reversível no Brasil. Ou seja, a catarata quando não tratada adequadamente pode levar à cegueira, embora seja possível reverter a perda da visão com cirurgia.
O que é cristalino?
Ele possui função importante na formação da imagem na retina. O cristalino é a lente interna dos olhos. Inicialmente é transparente e que permite focar os objetos tanto de longe quanto de perto. Qualquer alteração do cristalino altera a formação das imagens na retina e, portanto, na a qualidade da visão.
Mas o que é catarata?
Com o passar do tempo e a idade avançando, nossos olhos também começam a envelhecer, e o cristalino, lente natural e interna, vai perdendo a transparência e ficando com áreas de opacidade em sua estrutura, denominado catarata. Esse processo é evolutivo e com o tempo o paciente percebe piora visual progressiva mesmo com óculos adequado.
Essa opacificação atrapalha a entrada de luz nos olhos, acarretando diminuição da visão e, consequentemente, acaba tornando mais difíceis tarefas como ler um livro ou dirigir um carro, alem de aumentar o risco de queda e acidentes domiciliares.
Na catarata, aos poucos a visão fica embaçada, como se houvesse uma névoa diante dos olhos, até que a pessoa passa a enxergar apenas vultos e luzes, podendo ocorrer a cegueira se não diagnosticado e tratado. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a catarata é responsável por 47,8% dos casos de cegueira no mundo, acometendo principalmente a população idosa.